Neste blog, exploraremos estilos de treinamento e as intervenções do treinador. Essas são uma das maneiras dos treinadores criarem um ambiente para seus jogadores com base em seus comportamentos no treinamento. Os treinadores precisam entender o que estão fazendo e como seus comportamentos são percebidos por outros treinadores, jogadores e pais. Este blog se baseia no podcast que gravamos com Mark Bennett em uma abordagem ‘centrada nas necessidades’. Mark fala sobre a importância de entender você mesmo e como os treinadores devem refletir sobre seus próprios comportamentos para entender como eles podem ajudar melhor seus jogadores.

https://footballdna.co.uk/features/mark-bennett-a-needs-centred-approach/

Estilos de treinamento

Com base no estudo de Kurt Lewin, um psicólogo social germano-americano, existem três tipos diferentes de estilos de treinamento. Esses estilos são: Autocrático, Democrático e Holístico. Cada estilo tem seus próprios benefícios e compensações e devemos entendê-los para decidir qual usar em cada situação. Para os treinadores, quanto melhor conhecermos os estilos de treinamento, mais podemos identificar com o nosso estilo pessoal.

Autocrático:

Um estilo de treinamento autocrático é “liderado pelo treinador”, não recebendo informações de outros. Isso muitas vezes pode ser percebido como um estilo mais ditatorial, com treinadores tendo uma abordagem do tipo “meu treino, minhas regras”. Os treinadores geralmente podem estipular objetivos claros e definidos para seus jogadores nesse estilo e esperar que os jogadores sejam capazes de desempenhar e cumprir as suas expectativas.

Este estilo pode ser mais adequado para jogadores que estão atuando em um nível mais elevado. Esse estilo geralmente pode tirar a “tomada de decisão e levar os jogadores a seguir as instruções, em vez de tomar suas próprias decisões”. Portanto, os treinadores devem estar atentos ao usar esse estilo com jogadores mais jovens.

Democrático:

O treinamento democrático oferece aos jogadores a oportunidade de explorar, tomar suas próprias decisões e resolver os problemas por conta própria. Conforme mencionado por Mark, essa abordagem pode ser frequentemente chamada de ‘centrada no jogador’, mas preferimos o termo de Mark de ‘centrado nas necessidades’, com os treinadores baseando seu trabalho nas necessidades dos jogadores. Esse estilo de treinamento fornece aos jogadores uma grande quantidade de propriedade tanto para indivíduos quanto para equipes.

Essa abordagem permitirá que os indivíduos tomem decisões e resolvam problemas por si mesmos. Ela é adequada para trabalhar com jogadores mais jovens, com treinadores permitindo que os jogadores explorem o jogo. Os treinadores encorajaram os indivíduos a contribuir com os treinos e jogos, incentivando-os a resolver os problemas que estão enfrentando. Os treinadores podem precisar estar prontos para apoiar os jogadores se eles precisarem de ajuda. Essa abordagem ajudará os técnicos a construir relacionamentos com os indivíduos à medida que procuram compartilhar ideias.

Holística:

Uma abordagem holística do treinamento tende a levar a um ambiente desestruturado para os jogadores explorarem seu próprio desenvolvimento em seu próprio tempo. Nesse estilo de treinamento, o técnico vai criar um ambiente que permita aos jogadores definir o treino. Esse estilo geralmente permite que indivíduos mais maduros assumam a liderança em sua própria abordagem de treinamentos e jogos. Os jogadores podem aproveitar a oportunidade de assumir a responsabilidade e definir o treino, sempre focados no processo de melhorar.

Essa abordagem ajudará os treinadores a construir relacionamentos e desenvolver uma melhor compreensão do indivíduo. Eles podem aplicar essa abordagem dentro e fora do campo, incentivando os jogadores a compartilhar seu próprio aprendizado com a equipe.

Para a maioria dos treinadores, pode haver um estilo preferido de treinamento, mas raramente os treinadores podem trabalhar apenas em um estilo. Eles devem procurar desenvolver uma compreensão de todos os estilos diferentes, o que eles obterão deles e estar prontos para se adaptar a cada situação que estiverem.

Intervenções no treinamento

As intervenções do treinador farão parte da tomada de decisão sobre como eles interagem com seus jogadores. Os treinadores precisarão decidir se vão intervir e, em caso afirmativo, como. Embora existam cinco diferentes tipos de intervenções, os treinadores devem compreender a importância do processo de escolha de como irão intervir. Isso pode ser feito através de:

Veja: Isso será feito pelos treinadores observando e identificando um problema ou área que desejam intervir. Pode ser que um jogador esteja encontrando alguma dificuldade, ou um problema que continua acontecendo. Habilidades de observação são fundamentais para os treinadores identificarem o que está acontecendo antes deles decidirem sobre sua intervenção.

Ouça: Os treinadores também podem precisar trabalhar em sua audição ativa. As habilidades auditivas ajudarão os treinadores a captar informações que estão sendo compartilhadas no ambiente para ajudá-los a determinar como irão intervir. Os treinadores ficando em silêncio pode ser uma maneira eficaz de ouvir os jogadores para ajudá-los a entender o que estão achando do treino ou do jogo.

Faça: Uma vez que os treinadores tenham visto e ouvido, eles precisarão decidir como irão intervir. Às vezes, um treinador pode até optar por não intervir e simplesmente observar o que está acontecendo na frente deles. A percepção pode ser uma forma de os treinadores pensarem antes de decidirem como irão intervir.

Revise: Como os jogadores responderam à sua intervenção? Tem sido eficaz em seus comportamentos ou tomada de decisão? Eles são capazes de recordar e demonstrar a aprendizagem?

É amplamente reconhecido que existem cinco tipos diferentes de estilos de intervenções. Esses estilos equipam os treinadores com um kit de ferramentas para intervir de forma eficaz com seus jogadores. Aqui estão os cinco tipos diferentes de intervenções no treinamento e como elas podem ser usadas:

Descoberta Guiada: Será um treinador que oferece aos jogadores um desafio para ajudá-los a alcançar um resultado. Os jogadores serão encorajados a explorar para encontrar o resultado/problema sem que o treinador lhes diga o que é.

Tentativa e Erro: É aqui que os jogadores ou treinadores recebem um desafio para resolver. Os jogadores serão encorajados a cumprir uma tarefa até que tenham alcançado o que é exigido deles.

Pergunta e Resposta: Este será o treinador que fará uma pergunta para obter uma resposta. Os treinadores costumam usar esse estilo para verificar a compreensão e incentivar os jogadores a compartilhar seu próprio aprendizado.

Observação e Feedback: Este será o lugar onde o treinador e os jogadores observam. Após a observação, eles compartilharão seus comentários. Os treinadores podem usar isso para ajudar os jogadores a obter uma perspectiva diferente sobre o que está acontecendo, vendo de fora.

Comando: Os treinadores dizem e mostram aos jogadores como fazer algo. Isso geralmente pode ser usado por meio de comunicação direta do treinador, dando instruções específicas.