Resumo:

Em uma área de aproximadamente 15 x 20 metros, duas equipes de 4 com 2 jogadores de cada equipe no meio e 2 do lado de fora. Uma equipe tenta ficar com a bola pelo tempo estipulado (30 segundos neste exemplo), enquanto a outra tenta recuperá-la. A bola começa com o técnico lançando a bola.A equipe que detém a bola só pode passar para seus companheiros do lado de fora, enquanto os dois da equipe que pressiona tentam recuperar a bola. Se ganharem a bola o treinador recomeça com outra bola, desta forma o treino continua pelo tempo estipulado. Troque os dois jogadores que estão pressionando por outros dois, para jogar por 2 sets, com todos os jogadores tendo a chance de tentar recuperar a bola.

Pontos de treinamento:

Proteção da bola: O jogador que tem a bola deve mostrar bom controle para carregá-la para longe da área de pressão dos jogadores, para proteger e manter a posse de bola. Eles devem escolher o momento certo para lançar a bola, com um passe preciso a um companheiro de equipe. Os jogadores do lado de fora devem saber a pressão que o seu companheiro de equipe está sofrendo e escolher o pé certo para passar. Geralmente, o pé mais afastado do defensor é o mais seguro.

Noção de espaço: Os jogadores com a bola devem estar bem atentos ao melhor lugar para receber o próximo passe. Pode ser melhor se afastar da bola ao invés ir em direção a ela. Eles devem sempre tentar estar em um espaço onde possam receber a bola na meia volta, tornando mais fácil verificar onde está a equipe defensora.

Passe e movimentação: Os jogadores devem se afastar de seus companheiros de equipe, dando melhores ângulos para receber a bola e efetuar o próximo passe. Eles devem sempre tentar dar um passe preciso e com a força que permita que sua equipe mantenha a bola em sob bom controle ou que permita bater de primeira para finalizar ao gol.

Pressão na bola: os jogadores que tentam recuperar a bola, devem pressionar a bola conjuntamente para reconquistá-la. Eles devem ser agressivos na pressão, mas não devem fazer faltas bobas.

Progressões:

  • Ao invés de uma equipe trabalhar por um tempo estipulado, se a equipe que pressiona recuperar a bola, ela pode tentar manter a posse de bola usando seus companheiros, com a outra equipe se tornando a ‘pressionadora’. Isso treinará a transição de jogo e a proteção de bola.
  • Limite o número máximo de toques na área externa.
  • Adicione 2 goleiros para dar a ambas as equipes uma meta para finalizar..

IMPRIMA AQUI O ARQUIVO PDF:2 X 2 Para Um 4 X 2 Sobrecarregado Mantendo A Posse E Finalizando