Resumo:

Atividade inicialmente usada como um aquecimento ao goleiro, mas depois avança para uma atividade de reação, quando o goleiro já estiver mais aquecido. Dispor 4 manequins com 2 centrais e 2 ligeiramente à frente replicando defensores e tráfego na frente do goleiro. Centralmente há um jogador e dois de cada lado. A prática começa com o goleiro na trave da frente, para girar rapidamente e receber um chute no ar. Depois de devolver a bola, eles movem seus pés para receber um passe recuado do jogador central para então passar para o jogador reserva. A partir daí, eles rapidamente voltam para o centro do gol para um ataque do jogador do meio.

Pontos de treinamento:

Trabalho com os pés: Os goleiros devem trabalhar seus pés rapidamente para alinharem-se com a bola em todos os chutes e passes recuados. Para o arremate final, os goleiros podem precisar recuar rapidamente para a melhor posição possível s fim de lidar com o chute. É imperativo que quando a bola está sendo rebatida, onde quer que o goleiro esteja no gol, mesmo que não esteja na posição desejada, o goleiro deve estar em uma posição bem equilibrada, permitindo que ele reaja mais efetivamente para lidar com o chute.

Manipulação: A partir de sua boa forma e movimento, o goleiro deve ter como objetivo começar com as duas mãos movendo-se rapidamente em direção à linha da bola, mantendo a cabeça parada e ligeiramente para a frente. Estando com as mãos para a frente lhes dará uma base sólida para trabalhar. Com a bola viajando, eles podem decidir se podem segurar a bola para manter a posse. Isso geralmente seria com uma defesa forte em ‘W’. Os polegares atrás da bola, palmas fortes formando uma barreira e dedos envolvendo a bola para pegá-la, com seus antebraços agindo como “amortecedores” para controlar e tirar a velocidade da bola.

Primeiro toque e passe: Depois de mover seus pés rapidamente na linha da bola, o goleiro deve manter um bom equilíbrio e postura, focando na trajetória da bola. Eles precisarão estar alertas e prontos para mover o corpo no caso de um passe ruim. O primeiro toque deve levá-los em direção ao alvo a sua frente, empurrando a bola à frente deles com a parte interna do pé para depois fazer o passe com boa força.

Ação correta para defender: Se o goleiro puder perceber o ritmo e o trajeto da bola, ele deve tentar fazer a defesa com uma boa técnica com as mãos em forma de ‘W’ atrás da bola ou colocá-la em seu corpo com uma base sólida. Se o chute for muito difícil de defender, o goleiro deve se manter equilibrado e forte, possivelmente escolhendo formar uma barreira sólida com as mãos ou parte do corpo para desviar a bola do gol com segurança.

Progressões:

  • Retire o passe recuado e altere a posição do jogador central transversalmente. Desta vez, o goleiro executa a mesma primeira ação, e então ajusta os pés para lidar com um segundo chute de no ar.
  • O goleiro começa em um manequim central para reagir à linha da bola com um chute em ângulo. Após essa defesa, o goleiro vai em direção a uma defesa mais próxima vinda de um jogador central.