Usar a tecnologia para apoiar o desenvolvimento de jogadores pode ser uma ferramenta muito eficaz. A tecnologia está presente praticamente em todas as áreas das nossas vidas! Ela também mudou a maneira como ensinamos e também a maneira como as crianças aprendem. Como treinador, é importante que não percamos de vista o que estamos fazendo quando trabalhamos com jogadores jovens, que é proporcionar-lhes um ambiente de aprendizagem divertido e seguro, para que possam se desenvolver como jovens e jogadores. A tecnologia, se usada incorretamente, pode nos levar a perder a nossa essência e pode turvar a pureza das crianças que jogam futebol. Entretanto, a tecnologia também pode ser uma excelente ferramenta para despertar o interesse das crianças pelo aprendizado. Neste blog, vou explorar alguns usos diferentes da tecnologia, que você pode querer usar para apoiar o aprendizado de seus jogadores.

Feedback de Técnicos e Jogadores:

Filmar seus jogadores assim como suas sessões de treinamento, podem ser uma ótima maneira de avaliar e evoluir o seu e o aprendizado deles. O vídeo pode ser feito de forma bem simples, usando um telefone, tablet ou uma câmera de vídeo para gravar partes específicas de seus treinos, bem como os jogadores individualmente ou jogando em equipe. O uso de um microfone também pode ser uma ótima maneira de gravar suas interações com os jogadores, ajudando-o a entender como você treina e como você pode melhorar a forma como você se comunica com seus jogadores. Para os jogadores, os vídeos podem ser uma ótima maneira de mostrar as eles as coisas que se relacionadas às suas necessidades individuais, assim como junto com a equipe também. Ao trabalhar com jogadores mais jovens, os vídeos devem ser usados para reforçar positivamente os comportamentos e ações que você aprovou neles.

Video Analysis:

Softwares de análises de vídeo como HUDL,Técnico Logic e VEO são amplamente utilizados em todos os níveis do futebol, para ajudar os treinadores a apoiar seus jogadores e suas equipes. Eles fornecem uma plataforma interativa para os jogadores se relacionarem com seus treinadores e colegas de equipe, em torno de seu desempenho, bem como do desempenho da equipe como grupo. As análises feitas de forma positiva, reforçando comportamentos e ações que sejam positivas, sempre trazem os melhores resultados. Entretanto, pode ser que você deseje usar esta análise para mostrar também maneiras pelas quais os jogadores e também a equipe podem melhorar. A análise de vídeo pode muitas vezes ser dispendiosa, portanto, o uso de plataformas como o YouTube pode ser uma ótima maneira de fornecer tarefas para que os jogadores possam assistir os jogos e analisarem a si mesmos. As crianças muitas vezes aprendem novas habilidades recriando movimentos que seus ídolos fizeram, e esta pode ser uma ótima maneira de oferecer uma plataforma simples para que as crianças se envolvam em alguma forma de análise de vídeo.

Rastreadores:

Rastreadores físicos como coletes GPS são uma ótima maneira de monitorar e avaliar continuamente a carga física de seus jogadores. Entretanto, estas peças de tecnologia devem ser predominantemente utilizadas quando se trabalha com jogadores mais velhos, que se encontram em um ambiente de desempenho. Há também uma série de outros rastreadores que podem ser usados também para jogadores jovens que avaliam o que eles fizeram tecnicamente tanto em seu treinamento quanto nos jogos. Tecnologia como a Sock IT, de tecnologia muito simples,  que pode ser divertida e envolvente para as crianças para ajudá-las a se desenvolverem. Outro exemplo disso é o software Adidas GMR, que é uma plataforma interativa para jogadores onde sua progressão é avaliada e recompensada.

Análise estatística:

Wyscout e Stats Bomb são softwares que estão disponíveis para ajudar as equipes a se prepararem para os próximos jogos, analisando-se a si mesmas e a seus oponentes. Tecnologia como o Dartfish também é uma plataforma barata que é facilmente acessível para ajudar os treinadores a coletar dados de suas próprias sessões e jogos. Este tipo de software permite que você crie seus próprios botões para marcar e gravar áreas que você deseja. Este tipo de análise estatística pode ser realmente útil para os treinadores, pois pode destaca as tendências de suas sessões de treinamento, bem como em seus jogos. Entretanto, qualquer análise estatística devem apenas apoiar suas decisões, ou seja, você não deve ser conduzido por ela, pois pode não levar em conta o contexto do treino, jogo ou situação.

Ferramentas caseiras:

Ferramentas como nossos Treinos Individuais podem fornecer uma plataforma brilhante para que os treinadores ofereçam aos seus jogadores um suporte adicional fora de seus treinamentos e jogos.

Para concluir, com toda a tecnologia, não há mal nenhum em tentar novas plataformas e formas de utilizá-la, entretanto, é importante que você entenda seu propósito, e não perca de vista o que é mais importante, as crianças jogando futebol.