Neste blog, vamos explorar cinco maneiras diferentes de você desafiar seus melhores jogadores. Em todos os grupos e em todos os níveis, você encontrará uma diferença entre o nível de seus jogadores, com alguns jogadores se destacando e outros tendo mais dificuldade. Como treinador, encontrar maneiras de desafiar seus melhores jogadores às vezes pode ser difícil, o que pode fazer com que eles se sintam entediados ou não se esforcem tanto quanto poderiam. Portanto, este blog fornecerá algumas ideias potenciais para treinadores que procuram maneiras de desafiar os jogadores de sua equipe:

Planeje em torno deles: Em primeiro lugar, ao planejar os seus treinos, você deve observar como pode apoiar e desafiar os indivíduos. Se você tem um tema ou tópico específico, planeje como você pode tirar tudo do esse jogador durante o treino. Para fazer isso, você precisará entender o que os torna seu melhor jogador? Eles são mais desenvolvidos fisicamente? Estão tecnicamente à frente? A compreensão do indivíduo ajudará você a planejar seu treino para desafiá-los por toda parte. Depois de planejar, durante o treino você precisará observar seus comportamentos e o sucesso do desafio e, em seguida, ser capaz de adaptar como você pode desafiá-los ainda mais. Uma ótima maneira de envolver o jogador pode ser perguntando o que ele achou do desafio? O que poderíamos fazer para tornar isso mais desafiador para você? Envolvê-los no processo pode ajudar a provocar algumas ideias de como personalizar a sessão para atender às necessidades deles.

Apresente os problemas; não as Soluções: Como treinadores, muitas vezes podemos ser levados a resolver os problemas de nossos jogadores com medo de que o treino pareça confuso e caótico, e da mesma forma, quando o time não está tendo sucesso em um dia de jogo. Nós, como treinadores, devemos procurar encontrar maneiras de apresentar os problemas para os nossos jogadores, principalmente, nossos melhores jogadores e deixar eles resolverem. Por exemplo, se você estiver realizando um treino de defesa, ao invés de organizar a atividade para ter defensores defendendo contra o mesmo número, você pode aumentar o número para que eles defendam em desvantagem numérica. Ser constante em fornecer problemas aos seus melhores jogadores irá desafiá-los ainda mais a encontrar maneiras de resolvê-los de forma independente, com a orientação e apoio do treinador.

Colocaque-os para jogar com diferentes faixas etárias: Outra maneira de desafiar seus melhores jogadores é fazê-los jogar em todas as faixas etárias. Seja jogando com jogadores mais velhos ou mais jovens, cada um fornecerá um desafio diferente para seus jogadores. Ao jogar com jogadores mais velhos irá desafiá-los de diferentes maneiras: fisicamente, socialmente, tecnicamente etc. e eles terão que encontrar soluções diferentes para os problemas que eles estão enfrentando durante o treino ou jogo.

Coloque-os em diferentes posições: Colocar os jogadores em posições diferentes os forçará a se adaptar e a jogar em áreas do campo que não são tão confortáveis. Quando se trata de desafiar seus melhores jogadores, você pode jogá-los em uma posição em que eles não se sintam tão à vontade e assim oferecer a eles um desafio diferente. Por exemplo, se você tem um driblador muito bom em seu time – você pode tentar jogá-lo na defesa e não como atacante, o que o desafiará a driblar mais jogadores para criar oportunidades para si ou para seus companheiros de equipe, além de desafiar para que tomem a decisão de quando passar e quando driblar.

Poderia ser ainda melhor… Outra maneira de desafiar seus melhores jogadores é parabenizá-los quando eles obtêm sucesso com uma determinada tarefa ou ação, é elogiar, mas também desafiá-los com um “Como você poderia fazer ainda melhor…’. Por exemplo, se um jogador recebeu a bola e a manteve com o time passando de lado, você pode reconhecer sua decisão, mas depois perguntar como poderia ser ainda melhor, ou seja, passar para a frente ou quebrar uma linha. Usar o “poderia ser ainda melhor” … pode ser uma estratégia útil para desafiar ainda mais seus jogadores e ajudá-los a melhorar ainda mais nas tomadas de decisões.